Prótese da Anca

 

A prótese da anca (artroplastia de substituição da anca)  é uma das cirurgias mais gratificantes na cirurgia ortopédica moderna. Na atualidade, em Portugal são efetuadas cerca de 12.000 próteses da anca por ano.

As razões para a realização desta intervenção são as patologias da anca, causadoras de desgaste articular (artrose da anca) e consequentemente, dor, rigidez, deformidade, encurtamento do membro inferior e claudicação. O principal motivo que leva um paciente a decidir pela cirurg ia é a dor.

O momento para a cirurgia é uma decisão do doente - de acordo com o seu sofrimento e com a perda de qualidade de vida - podendo ser efetuada em qualquer idade.

Sintomas da Artrose da Anca - A Coxartrose

dor na anca

rigidez da perna

deformidade

encurtamento da perna

claudicação

Tem-se assistido a uma grande evolução quer ao nível técnico quer, também, ao nível das técnicas cirúrgicas:

Evolução Técnica (nos implantes)

Múltiplos tipos de implantes variando no design (forma), no material e no revestimento. Os implantes podem ser fixados ao osso com ajuda de "cimento ósseo" (próteses da anca cimentadas) ou de forma biológica (próteses da anca não cimentadas).

Evolução nas equipas cirúrgicas (cirurgia/médicos/enfermeiros)

Tendência para abordagens menos agressivas (pequenas incisões), recuperação mais fácil e mais rápida.

Coordenação interdisciplinar verdadeiramente eficaz com foco no bem-estardo paciente.

Evolução nos pacientes

  

Os doentes estão mais informados, mais exigentes e também mais colaborantes.

Com os modelos atuais, uma prótese da anca bem efetuada, com uma técnica cirúrgica rigorosa, apresenta uma sobrevida (prótese bem funcionante e bem implantada) aos 20 anos superiores a 85%.

Todo paciente portador de uma prótese da anca poderá ter necessidade de a trocar, total ou parcialmente, num procedimento de revisão de prótese da anca. Geralmente, as cirurgias de revisão são mais complexas tanto para as equipas cirúrgicas como para os pacientes.

Após a falência de uma prótese da anca, o tempo decorrido até à sua revisão contribui para a maior complexidade da intervenção - quanto mais tempo passa, mais difícil e complicada se torna a sua revisão - dado o normal desgaste progressivo do osso. Assim, os pacientes, devem realizar uma avaliação periódica com imagem de Rx e aos primeiros sinais de falência da prótese deve ser considerada a cirurgia de revisão.

O momento da intervenção da prótese total da anca é decidido pelo paciente, já o momento da cirurgia de revisão dessa prótese é decidida pelo cirurgião - o que pode acontecer com o doente ainda sem sintomas.

No caso de haver uma infeção (contaminação da prótese com bactérias), a revisão pode ser efetuada em 2 tempos cirúrgicos (extração da prótese com limpeza, seguida de reimplantação da nova prótese da anca).

A prótese da anca primária é uma cirurgia previsível. No sentido inverso, a cirurgia de revisão da prótese é uma cirurgia imprevisível, difícil e com custos mais elevados, exigindo intenso treino, versatilidade no uso de múltiplas soluções, devendo, por isso, ser realizada por cirurgiões experientes e em hospitais com capacidade de resposta de qualidade.

Incisão tipo Bikini na prótese da anca por abordagem anterior direta

Que tipo de encerramento da pele utilizamos?

Sempre que possível utilizamos o sistema de encerramento Dermabond® - tela de poliéster flexível e autoadesiva para aproximação e cicatrização:

  • Proporciona uma barreira microbiana com proteção 99% eficaz in vitro contra os organismos comumente responsáveis por infecções do sítio cirúrgico (ISC)4* durante 72 horas;
  • Resistência de retenção da pele significativamente superior aos grampos de pele ou às suturas subcuticulares
  • Redistribui a tensão da ferida pela área de superfície saudável circundante.
Incisao tipo bikini para protese da anca com penso Dermabond@ (não precisa de fazer pensos e pode molhar-se no chuveiro).
 

PROTESE DA ANCA BILATERAL

PRÓTESE DA ANCA BILATERAL NA MESMA CIRURGIA

Frequentemente, a artrose da anca envolve as duas articulações, por vezes com ambas a apresentar dor, rigidez e incapacidade que justifica a necessidade de tratamento cirúrgico.

 

 

 

Classicamente, a estes pacientes, é proposto o tratamento cirúrgico para as duas ancas em tempos diferentes e espaçados num período mínimo de 4 a 6 meses. O tempo cirúrgico longo, a agressão cirúrgica major, as perdas sanguíneas, a necessidade de reposicionar o paciente a meio da cirurgia em nova posição, tudo isto implicando um maior risco de complicações.

As novas abordagens menos invasivas, os novos programas de reabilitação, as abordagens especiais, como por exemplo, a abordagem anterior direta (AAD), permitem tratar estes pacientes com um risco cirúrgico semelhante ao do procedimento unilateral - na grande maioria dos pacientes sem necessidade de transfusão sanguínea - com protocolos de reabilitação sobreponíveis aos do procedimento unilateral. O posicionamento do paciente em decúbito dorsal (deitado de costas) permite colocação de campos estéreis e realização do procedimento cirúrgico sem qualquer mudança ou ajustes entre as duas cirurgias. O tempo cirúrgico duplica, são usados dois implantes. No entanto, o paciente é sujeito apenas a uma anestesia, a um internamento, a um processo de reabilitação.

O objectivo deste tratamento cirúrgico bilateral simultâneo é conseguir o máximo de eficiência no tratamento da coxartrose bilateral, sem aumentar os riscos anestésico-cirúrgicos.

 

Paciente no bloco após cirurgia, na cama em posiçao de conforto | 48 após cirúgia o paciente com ajuda de canadianas.

 

 

A equipa da Unidade da Anca realizou o seu primeiro caso deste tratamento cirúrgico bilateral simultâneo no início de 2019. E, desde desse momento, encorajados pelos resultados e procurados pelos pacientes, fomos aumentando o número de casos (23 casos).

 

48 horas depois o paciente sobe e desce escadas

 

A artroplastia total da anca por abordagem anterior direta, bilateral em simultâneo, permite uma recuperação fácil e segura, com marcados benefícios pessoais, económicos e sociais para o paciente. O procedimento cirúrgico tem menos custos, uma vez que necessita de apenas uma anestesia, um internamento, uma ocupação de bloco, um gasto de fármacos e um processo de reabilitação. Naturalmente, são realizados dois procedimentos cirúrgicos e usados dois implantes. O tempo de incapacidade laboral e de limitação pessoal, familiar e social é reduzido, pela especificidade da técnica cirúrgica e pela unicidade do processo.

 

 

 

Para pacientes com coxartrose bilateral incapacitante, o tratamento, prótese total da anca bilateral por abordagem anterior direta, bilateral em simultâneo, é uma opção a privilegiar e a discutir com o paciente.  Nos pacientes selecionados e indicados, o tratamento não apresenta inconvenientes e riscos cirúrgicos acrescidos, levando à resolução do problema, num só tempo, de uma forma mais simples e rápida, com custos diminuídos e ganhos para os pacientes.

 

Protese bilateral por incisao tipo bikini. Retira o penso o 12º dia (Dermabond ®)

 

Em 24 meses operamos  23 pacientes, 4 mulheres e 19 homens, com idades compreendidas entre os 25  e os 65 anos (idade media de 51 anos).

Foi efectuada apenas uma transfusão de 1 U de sangue num 1 paciente.  O internamento foi de 3 dias em todos os pacientes, excepto um que esteve dois dias e um cinco dias.

 

O protocolo de reabilitação é semelhante ao do paciente operado a apenas uma anca. Levante com higiene, treinos de marcha e escadas a iniciar no 1º dia pós-operatório. Sem necessidade de ajudas externas como almofadas de abdução ou alteadores de sanita. O paciente caminha com carga total e ajuda de canadianas - usar habitualmente por 4 a 6 semanas - conseguindo retomar a marcha e a condução após este período.

 

Como referido na literatura, não encontramos diferenças em termos de complicações major ou minor pré e pós operatórias. O processo decorre como o normal na artroplastia total da anca por abordagem anterior direta.

 

 

AVISO LEGAL: Este site foi desenvolvido com objectivo de prestar informação sobre a patologia da anca a pacientes, médicos e outros profissionais de saúde. A informação contida neste website não substitui uma avaliação clínica. Não pode de modo algum ser utilizada para formular um diagnóstico ou propor um tratamento. Em nenhum caso pode substituir a consulta de um médico especialista

O conteúdo do website tem uma finalidade informativa, sendo a sua utilização da exclusiva responsabilidade dos utilizadores.

Sondagem

Gostou da nossa pagina web?

Sim  (2.995) 80%

Total de votos: 3730

google-site-verification=aODGnaahaBGiEgfwruO48I63WJN8flKUxQJUiwxFFgU

© 2013 Todos os direitos reservados. - prótese da anca e artroscopia da anca no Porto, Portugal

Crie o seu site grátisWebnode